Quando eu era criança, Peter Pan não fazia parte da minha lista de desenhos favoritos. Porém, algo me chama atenção nessa história. Ele é um menino que se recusa a crescer e envelhecer e vive no mundo encantado na terra do nunca, com seu comportamento imaturo, rebelde e narcisista. Em 1983, Dr. Dan Kiley, psicólogo e escritor, apresentou a Síndrome de Peter Pan em seu livro chamado “síndrome do homem que nunca cresce”.

Esse retrato expõe o comportamento de algumas pessoas que não amadureceram na vida cristã e continuam tendo ações de quem não tem o Evangelho de Jesus. Você consegue imaginar um adulto bebendo leite na mamadeira? Ou até mesmo chorando o tempo todo? Se recusando a assumir responsabilidades de adulto?

A igreja em Corinto vivia esses problemas. Havia escândalos, orgulho, culto à personalidade, soberba, divisão, licenciosidade nos casamentos, imoralidades sexuais, desordens nos cultos e distanciamento da palavra de Deus. Encontrar esses comportamentos no mundo em que vivemos pode até parecer normal, entretanto, uma igreja que leva o nome de Cristo jamais deve comungar dessas coisas, não pode viver com comportamentos infantis e pecaminosos, achando que tudo está bem.

A imaturidade espiritual não pode reger o comando da vida cristã. Pedro afirmou: crescei na graça e conhecimento de nosso Senhor e Salvador, Jesus Cristo. Quem conhece a Cristo não pratica mais os pecados do passado, não tem saudade da vida de outrora, mergulha na leitura bíblica, adora o Deus vivo e evangeliza. Quem conhece a Cristo se submete a sua vontade e se relaciona com Ele. Quem conhece a Cristo sabe que, onde abundou o pecado, superabundou a graça. Não há mais espaço para “meninices”.

Estamos sempre em obras e desafiados a viver uma vida de santidade e obediência a Deus, nos afastando do pecado que tenta nos consumir.

A palavra do Senhor afirma que quem está em Cristo é nova criatura, o que significa que ela não vive mais vive sob o domínio do pecado, não vive mais no mundo de ilusão. Mas são direcionados à pratica e crescimento da fé bíblica, que é traduzida em atitudes que refletem o exemplo de Jesus Cristo.

Comentar