Retrato de um pai

 Saibam, portanto, que o Senhor, o seu Deus, é Deus; ele é o pai fiel, que mantém a aliança e a bondade por mil gerações daqueles que o amam e obedecem aos seus mandamentos. Dt. 7: 9

 REFLEXÃO: “A bênção dos pais é o alicerce do progresso dos filhos”.

A bênção de Deus, o Pai celestial, é a garantia de uma vida longa aqui na terra e o passaporte para a vida eterna.

 Não estou idolatrando esse dia! Porque esse é um dia como todos os outros. Mas também não é demais dizer que é uma data em que devemos demonstrar, de maneira especial, o nosso carinho por alguém tão importante como é o nosso pai terreno.

 Eu tenho por certo que o dia dos pais é todo dia. Esse homem que trabalha, que luta por um ideal (o progresso dos filhos), muitos deles já cansados, alguns não desfrutam de boa saúde, outros têm hora de sair de casa, mas não têm hora para chegar. Lutam, correm, sofrem, mas tudo isso com o objetivo de fazer seus filhos felizes. Hoje é o dia de dizer: obrigado, papai.

 Sua primeira prioridade é se preparar para ser pai. Ninguém é pai por acaso. Todo homem precisa se preparar para um dia ter um filho e ouvir aquela doce voz de criança (papai, papai, papai)! Isso é muito gratificante e é um presente do Senhor. Na realidade, nossos filhos são de Deus. Ele nos confiou uma sagrada responsabilidade: o cuidado e ensino destes pequeninos para que eles amem e honrem seu Pai celestial e se preparem para Seu reino. Como pais, nossa maior missão é amar nossos filhos e falar de Deus e seu reino para eles.

 A função P A I ocorre em meio a uma mistura de relações e sentimentos. Cada um de nós traz as suas referências da figura de pai de sua família de origem, as suas expectativas de como deseja constituir esse novo papel, da forma como acha que deve ser, o tipo de educação, as motivações para esse novo passo, o sentimento envolvido em relação ao cônjuge, etc. Todos esses aspectos se inter-relacionam. Então, a todo o momento, os pais são testados entre o que desejam como pais e o que realmente são.

 Deus, o Pai Eterno, confiou a alguém muito especial ser o nosso pai aqui na terra. Também acredito não ser demais relembrar que, como pais, devemos nos espelhar no modelo de tratativa que Deus usa para tratar seus filhos, pois Deus é o Pai por excelência. Ele é o pai de todos nós. Disse Jesus: “Quem vê a mim vê ao pai… Eu estou no Pai e o Pai está em mim. As palavras que eu vos digo,  não digo de mim mesmo, mas o Pai que está em mim é quem faz as obras”. João 14: 10

 “Como é que você recompensa a teu pai que te fez e te estabeleceu?” Dt. 32: 6

 “E agora que somos teus filhos. Tu colocas em nós o teu espírito, para que em devoção clamemos Aba Pai”. Gl. 4: 5

 “Na casa do Pai há muitas moradas”. João 14: 1

 Eu vou para a casa de meu pai.

 Deus é o pai dos filhos da verdade.

 Deus é um pai com heranças.

 Nossos pais nos contaram a história de Deus falando com muito prazer.

 “Vede quão grande amor nos concedeu o Pai, ao ponto de sermos chamados seus filhos”. I João 3: 1.

 

A ORAÇÃO DE UM PAI

Senhor, dá-me um filho que seja bastante forte para saber quando é fraco.

Um filho que seja forte e inflexível na derrota inevitável, mas humilde e manso na vitória.

Dá-me um filho cujo estorno não esteja onde devia estar a espinha dorsal; um filho que te conheça e que saiba conhecer e reconhecer em Ti a pedra angular do saber.

Guia-o, eu te suplico; não pelo caminho fácil do conforto, mas sob a pressão das dificuldades e dos obstáculos.

Que aprenda a manter-se ereto na tempestade; e a ter compaixão pelos mal logrados.

Dá-me um filho de coração puro e objetivo elevado; um filho que saiba dominar-se antes de procurar dominar os outros.

Um filho que aprenda a rir, mas que não desaprenda a chorar.

Um filho que tenha olhos para o futuro, mas que nunca se esqueça do passado e saiba viver o presente.

E depois que tiveres concedido todas estas coisas, dá-lhe, eu te rogo, compreensão bastante para que seja um homem sério.

Dá-lhe humildade, Senhor! Para que possa ter sempre em mente a simplicidade da verdadeira grandeza. A tolerância da pura sabedoria. A humildade da verdadeira força. E só assim, Senhor, eu poderei murmurar. Sei que não vivi em vão.

 

Comentar