Josué

“E SUCEDEU depois da morte de Moisés, servo do SENHOR, que o SENHOR falou a Josué, filho de Num, servo de Moisés, dizendo: Moisés, meu servo, é morto; levanta-te, pois, agora, passa este Jordão, tu e todo este povo, à terra que eu dou aos filhos de Israel.” (Js.1.1-2)

O texto em questão apresenta o chamado de Josué para assumir a liderança do povo de Deus diante do grande desafio que teriam que enfrentar possuir a terra que o Senhor havia prometido a seus pais.

Não seria uma tarefa fácil, Josué havia vivido ao lado de Moisés um líder que tinha uma relação muito intima com Deus, agora ele se vê diante de uma nova realidade, uma grande responsabilidade estava agora sobre seus ombros. Observando o texto com atenção a primeira ordem de Deus para Josué foi “levante-se”, o povo de Israel havia perdido seu grande líder aquele que falava face a face com o Senhor, o homem que os havia conduzido até aquele momento já não poderia mais acompanha-los, na vida às vezes sofremos decepções, passamos por situações que nos tiram do nosso aparente conforto e somos colocados diante de uma nova realidade que exigira mais de cada um de nós.

Deus pede a Josué que assuma uma nova postura, pois uma realidade nova surge diante dele, mas a promessa de Deus continua firme e é preciso se desligar do passado e olhar para frente, pois ainda existem objetivos a serem alcançados. Moises se foi, contudo a obra do Senhor não pode parar e por três vezes Deus encoraja Josué a “esforçar – se e ter bom ânimo”, é preciso acreditar, e estar disposto, sem estas qualidades não conseguiremos alcançar as promessa que Ele tem para nós. Como igreja, acreditamos nas promessas do nosso Deus e sabemos que Ele continua a confirma-las sobre seu povo, por isto, não desanimemos diante das lutas, mas olhando sempre para Ele sigamos com confiança para o futuro, e o que Deus tem reservado para nós.

Pr. Jorge Oliveira do Nascimento

Comentar