A carta de Paulo aos Romanos talvez, seja uma das que mais tem influenciado pessoas ao longo dos tempos. O apóstolo dos gentios nunca havia visitado esta cidade, a poderosa capital do império. Daí, na década de 50d.C., da cidade de Corinto, ele envia um recado para os crentes, em Roma. Romanos é uma declaração madura de fé. Uma declaração de um servo de Deus com alguns anos na caminhada cristã.

Nos sete primeiros versículos desta carta, a palavra “chamado” chama a atenção. Ela se repete três vezes. Alguma vez você já se perguntou por que foi chamado por Deus? Paulo apresentou algumas verdades sobre o “chamado cristão” para os crentes daquela época. Estas verdades são as respostas para as nossas perguntas hoje também. Nós fomos chamados para que? Deixemos que o próprio Paulo diga…

1. O CHAMADO PARA O SERVIÇO: Paulo, servo de Jesus Cristo, chamado para ser apóstolo (Rm 1:1). Paulo inicia a carta mostrando suas credenciais. Um “apóstolo” é alguém enviado por uma autoridade para uma missão. Na época do Novo Testamento o termo era aplicado aos representantes do imperador e também aos enviados do rei. Uma das coisas que chama atenção neste versículo é a certeza de Paulo quanto ao seu chamado. Ele sabia que fora escolhido por Cristo com um propósito: para servir como apóstolo. Todos nós fomos salvos para servir. Deus não nos escolheu salvar por acaso! Fomos chamados com uma missão: anunciar as grandezas daquele que nos chamou das trevas para a sua maravilhosa luz (I Pe 2:9). Se você ainda não está engajado neste serviço, faça isso, o quanto antes!

2. O CHAMADO PARA O PERTENCIMENTO: A segunda vez que a palavra “chamado” aparece é no versículo seis; Paulo diz aos crentes romanos que eles também foram …chamados para ser de Jesus (Rm 1:6). Deus havia levantado este homem para pregar uma palavra para além das fronteiras de Israel. Deus ama e quer salvar todos os povos! Os gentios também foram chamados para ser de Jesus! Pois bem, essa palavra dirigida a estes crentes, nesta ocasião, se aplica a mim e a você, caro leitor. Você que um dia recebeu a Cristo como Senhor, foi chamado para ser dele. Fomos chamados para pertencer a Jesus. Talvez, de todas, esta seja a maior verdade!

3. O CHAMADO PARA A SANTIDADE: Paulo termina sua saudação no versículo sete e, antes de saudá-los com a graça e a paz de Cristo, o apóstolo diz que os romanos são …chamados para serdes santos (Rm 1:7). Eles não seriam santos no futuro, eles eram santos. Nós, que um dia recebemos a Cristo, também somos! “Santos” não porque somos perfeitos, porque não somos. “Santos” não porque não nunca mais cometeremos pecados, porque cometeremos. “Santos” porque fomos separados para ser de Jesus! Fomos chamados para um estilo de vida diferente. Um estilo de vida que glorifica a Deus, nosso Pai, que está no céu.

Concluímos lembrando que o fato de ser chamado para determinado lugar ou para determinada tarefa é uma coisa, responder o chamado e viver de acordo com ele é outra totalmente diferente. Como você tem se comportado diante chamado de Deus para você?

Comentar