Lágrimas de Homens

As minhas lágrimas servem-me de mantimento de dia e de noite, enquanto me dizem constantemente: Onde está o teu Deus? (Salmos 42:3)

O salmo de número 42 realmente é um salmo lindo! É o salmo do anseio, o salmo do anelo, o salmo do desejo, o salmo do “Eu quero é Deus!”, o salmo do amor desesperado. Também é o salmo da confiança, o salmo do sossego, o salmo do diálogo interior; o salmo dos questionamentos. Realmente, inspirado!

Mas o que me chamou a atenção nesse salmo foi o versículo 3, posto acima. Está explícito que o salmista está sendo afligido. E, em momentos de aflição, ele é questionado pelos que o cercam: “Onde está o teu Deus?”

É sobre essa indagação que quero meditar nesse texto. “Onde teu Deus está?”

Alguns podem nos perguntar isso querendo SINCERAMENTE saber uma resposta e cabe a nós apresentar o infalível, infinito, inexplicável, soberano, incomparável, Altíssimo, onipotente, onipresente, onisciente Senhor! Existem milhares de pessoas sedentas por Deus, tal qual o salmista… Pessoas que anseiam pelo nosso Deus. Pessoas que não O conhecem, nem à Sua Pessoa, nem à Sua obra, nem o Seu poder, muito menos seus atributos. E nós temos ciência de tudo isso! Quando formos indagados por pessoas sinceras, respondamos, tal qual a velha canção: “Meu Deus está no céu/Também no meu coração/O do mundo está morto/Mas o meu ressuscitou!”

Por outro lado, existem aqueles que perguntam no mesmo tom que perguntavam ao salmista… É como se dissessem: “Teu Deus não tem poder? Ele não é todo isso que você diz? Então por que você vive assim?”. Ah, irmão! Você pode estar passando por isso, e talvez a sua alma também entre na onda dos zombeteiros, e pergunte a si mesma “Cadê o meu Deus?”. Lembre-se das palavras de Jesus, querido: “Tenho-vos dito isto, para que em mim tenhais paz; no mundo tereis aflições, mas tende bom ânimo, eu venci o mundo.” (João 16.33).

O Evangelho de Cristo é o evangelho da CRUZ, da RENÚNCIA e do SOFRIMENTO! Nesse mundo a gente tem aflições. E quando te perguntarem, pra “zoar com a tua cara” onde anda o teu Deus, ou quando sua alma se angustiar a ponto de duvidar da presença do Teu Salvador, lembre-se das últimas palavras de Jesus, antes de subir aos céus, para estar à destra de Deus:

“E eis que eu estou convosco todos os dias, até a consumação dos séculos.” (Mateus 28.20b)

Carregue essa certeza e responda aos que zombam de ti e a ti mesmo: “O MEU DEUS ESTÁ COMIGO TODOS OS DIAS ATÉ QUE O MUNDO ACABE!”

Não perca as esperanças, há um mundo melhor, além-túmulo! Ele está conosco!

Em Cristo,

Eric de Moura

Comentar