Lembra-te do teu Criador nos dias da tua mocidade. Ecl. 12: 1

 

O presente faz conexão com o passado e o futuro. Logo é preciso viver o hoje no ontem em função do depois.

 

O passado é a dimensão temporal que possui prioridade na constituição da identidade do ser. Nada se pode dizer de um existente a não ser o que ele foi até então.

 

O presente representa o espaço que une o passado às possibilidades tornadas presentes e, por conduzir-se sempre ao passado, carece de duração. É por isso que o reconhecimento do passado como prioridade na constituição do ser é elemento imprescindível à construção do ser presente, do ser autêntico.

 

O futuro não pode ser admitido como algo que é e que tenha primazia na construção do ser presente. Mas pode ser influenciado. Nesta compreensão, apresenta-se o ser indissociável da compreensão do tempo, o qual está assim dividido: Passado, Presente e Futuro.

 

Importância do Passado: Ainda existe preconceito com o passado. Muitas vezes esquecemos que o dia de hoje só é possível porque houve um tempo anterior!

Byron disse: “O melhor profeta do futuro é o passado“! Sem passado não há presente, nem muito menos futuro! A História confirma a ideia de Byron, pois ao compreendermos os fatos que já aconteceram, conseguimos até imaginar de alguma forma, como será o nosso futuro.

O passado é muito importante! Afinal, fala daquilo que nossos ascendentes e nós próprios vivemos há algum tempo. Não devemos negar aquilo que já aconteceu, mesmo que não tenha sido tão bom assim. Se foi ruim, vamos procurar melhorar, para que o nosso presente e futuro sejam melhores! Isto é possível.

O passado não pode ser alterado, mas o hoje e o amanhã dependem de nós, das nossas ideias e de nossas ações! Respeitemos o passado e lutemos para um futuro melhor,

O doce da vida é a gente que faz. Tente! Você é capaz.

Comentar