A ADORAÇÃO NADA BÍBLICA DA “IGREJA EVANGÉLICA”

Em um país com grande soma de evangélicos alguns conceitos bíblicos tornam-se facilmente jargões perdendo completamente seu verdadeiro significado. Ouvimos coisas estranhas como “adoração extravagante”, “espontânea” e loucuras do tipo. Alguns chegam a pensar que adoração é um estilo de música gospel – aquelas músicas mais lentas e suaves, sabe? De fato, a igreja evangélica tem uma visão sobre adoração que passou bem longe das Escrituras. Por isso precisamos urgentemente resgatar o verdadeiro sentido da adoração bíblica. Em João 4: 19-24, um texto clássico, diga-se de passagem, Jesus nos apresenta algumas características da verdadeira adoração.

A VERDADEIRA ADORAÇÃO É INTELIGENTE

Em nossos dias onde adoração tornou-se sinônimo de “suicídio intelectual”. Na contramão da cultura evangélica, Jesus nos ensina que a adoração não é destituída de razão. Ele requer um culto inteligente. “Vocês adoram o que não conhecem”, afirmou Jesus a mulher samaritana (v.22). Para Jesus, adoração e conhecimento caminham lado a lado. A adoração que o agrada é baseada no conhecimento. Por que vemos por aí verdadeiras aberrações nos cultos? Simples, por falta de conhecimento da Bíblia! Quando há o divórcio entre a adoração e o conhecimento bíblico oferecemos tudo a Deus, menos uma verdadeira adoração. Tem gente que acha que adoração é destituída de razão, de lógica, de clareza, de lucidez. Deus não se agrada de uma adoração ininteligível e irracional. A adoração deve ser racional, inteligente e baseada no conhecimento das Escrituras.

A VERDADEIRA ADORAÇÃO É AFETIVA

Se, por um lado erramos ao tornar nossa adoração destituída de razão, por outro, erramos em torná-la destituída de sentimentos. A adoração que Deus requer é tanto racional quanto emocional; tanto lógica quanto afetiva; se baseia tanto na mente quanto no coração; tanto no conhecimento quanto nos sentimentos. Foi isto que Jesus ensinou a mulher à beira do poço de Jacó: “Mas virá a hora, e de fato já chegou, em que os verdadeiros adoradores adoraram ao Pai…” (Jo 4. 23). Não se pode adorar um Deus que é Pai sem sentimento e emoção; sem carinho; sem amor; sem ternura. Com isso Jesus está nos ensinando que a adoração que ele requer é afetiva! Como um adorador deve se achegar a Deus? Como uma criança com saudade do pai; com a confiança plena no seu amor e cuidado; com o coração encharcado de amor e carinho; com a vontade singela de descansar em seus braços e repousar em seu colo.

A VERDADEIRA ADORAÇÃO É SINCERA

Além de inteligente e afetiva, Deus requer uma adoração sincera. Vemos esse ensino na afirmação de Jesus: “Deus é Espírito e necessário que seus adoradores o adorem em Espírito e em verdade” (v.24). O que significa adorar em verdade? Jesus usou a palavra verdade de diversas maneiras: ao se referir a Palavra de Deus (Jo 17.17); e, em relação a si mesmo (Jo 14.6). A palavra verdade neste texto é a tradução da palavra grega aletheia que transmite a ideia da “realidade, em contraste com aparência superficial da situação”. Isso significa que a adoração deve ser sincera! Não pode ser hipócrita; fingida; maquiada com belos hinos e canções, mas destituída de uma vida íntegra, de obediência. A mulher de Samaria devia aprender que o que importa na adoração não é quando nem onde, mas como: em santidade! Por isso, a adoração não pode ser dissimulada. Não podemos adorar a Deus com os lábios e envergonhá-lo com atos!

POR FIM

Aprendemos com Jesus que a verdadeira adoração é racional, afetiva e sincera. Devemos nos reexaminar diante de sua Palavra. Será que temos oferecido a Deus um culto racional? Nossa adoração está fundamentada no conhecimento bíblico ou no que os cantores evangélicos dizem e cantam? Quando adoramos a Deus, lembramo-nos que ele é nosso Pai? Que nos ama? Que está nos esperando para nos abraçar? Por fim, nossa adoração é um estilo de vida ou apenas frases vazias? Que Deus nos ajude a adorá-lo verdadeiramente!  

 

 

Discussion - One Comment
  1. Oli Prestes

    out 03, 2013  at 14:53

    Além de tudo, as vestes com as quais os pretensos adoradores se vestem contrariam as suas intenções. Tá mais para mundanas do que para santos. Diz um Salmo “Louvai ao Senhor com trajes santos”.

    Responder

Comentar