estudo-da-biblia-em-grupo

O que é o Pequeno Grupo?

Então, o que é o Pequeno Grupo? Segundo Valberto da Cruz e Fabiana Ramos, podemos definir Pequeno Grupo como uma pequena quantidade de pessoas que se reúne regularmente, em ambiente de comunhão, com propósitos diversos, como os de estudar a palavra de Deus, compartilhar experiências de vida e orar, tendo em vista a formação de verdadeiros seguidores de Jesus Cristo. Para Carlito Paes, Pequenos Grupos “é a ação estratégica que Deus planejou para que a eficiência no cuidado mútuo, na integração e na comunhão fosse algo real para cada membro”.

O Pequeno Grupo é um programa de comunhão e discipulado, que utiliza como ferramenta encontros entre cristãos e não cristãos, que se reúnem uma vez por semana com o objetivo comum de estimular uns aos outros à fé, orar uns pelos outros e proporcionar a oportunidade de um crescimento espiritual. É um ambiente favorável à evangelização de pessoas não cristãs. Cremos, por essa razão, que o Pequeno Grupo é algo imprescindível para a igreja contemporânea.

O mundo pós-moderno é predominantemente urbano. Pelo menos 80% da população do Brasil, por exemplo, vivem em cidades. Daí os benefícios do Pequeno Grupo. O Pequeno Grupo, em resposta, oferece comunhão aos solitários. É fato também que existe certo preconceito e antipatia pelo cristianismo, em algumas sociedades pós-modernas. Além de pós-cristãs, muitas são anticristãs. Em resposta a este contexto, o Pequeno Grupo oferece um espaço atraente, que facilita o ingresso dessas pessoas na comunidade dos salvos por Jesus, a igreja. Em suma, o Pequeno Grupo é uma bênção de Deus a todos nós e nenhuma igreja deveria se privar disso.[1]

 Uma realidade.

Os PGs já são uma realidade marcante na vida de muitas igrejas na Convenção Paulistana. O aprendizado na palavra de Deus tem edificado muitas vidas e rebanhado almas para o pastoreio de Jesus. Além da edificação os PGs tem papel importante na formação de novos líderes.

 Em 2015 a proposta do DERME é a consolidação dos pequenos grupos em todas as igrejas da Convenção, a fim de que todos se engajem no mesmo proposito, para que a igreja do Senhor cresça e se fortaleça. Contando sempre com a colaboração de todos os pastores e lideres de evangelismo, para que esse trabalho continue dando seus frutos.

 A importância dos Pequenos Grupos

“Mas se estivermos vivendo na luz da presença de Deus, tal como Cristo, então temos alegria e uma comunhão maravilhosa uns com os outros, e o sangue de Jesus, seu Filho, nos purifica de todo pecado.” (1 Jo 1:7 – BV).

Afirmamos que o PG é uma bênção de Deus para a igreja. Quando uma igreja implanta Pequenos Grupos em sua estrutura, abre espaços significativos para a comunhão, a integração, o serviço, a evangelização e o discipulado.

[1] Lideres em formação – DEC – Departamento de Educação Cristã. Pgs 10 – 13

Comentar