A IAP (Igreja Adventista da Promessa) foi fundada pelo pastor João Augusto da Silveira no dia 24 de janeiro de 1932 em Paulista (PE). Depois de ser cheio do Espírito Santo, em 1928, decidiu desligar-se a igreja na qual congregava, uma vez que a mesma não cria na manifestação dos dons espirituais experimentados por ele depois de intensa busca pelo avivamento.

A Igreja Adventista da Promessa é reconhecida como a primeira Igreja Pentecostal genuinamente brasileira, isto é, fundada por um brasileiro, haja vista que as igrejas pentecostais mais antigas estabelecidas tiveram precursores de outras nacionalidades.

Atualmente a denominação possui templos por todo o Brasil, além de países como Argentina, Bolívia, Camarões, Chile, Colômbia, El Salvador, Espanha, Guatemala, Honduras, Índia, Moçambique, Nigéria, Paraguai, Peru, Portugal, Quênia e Uruguai.

A Igreja Adventista da Promessa possui oito departamentos e estes desenvolvem importantes trabalhos com as senhoras, crianças e missões, entre outros. A criação de vasto material gráfico e informativo, especialmente no âmbito on line, também é fruto do desejo da Igreja em difundir a Palavra de Deus, tornando-a acessível em todos os cantos da Terra.

Em 2012 o lema da Igreja passou a ser “Uma igreja santa proclamando o Deus santo”.